Postagem em destaque

O QUE FAZ SUA VIDA VALER A PENA?

"O QUE FAZ SUA VIDA VALER A PENA" O fatalismo é uma teoria falsa, diz que a VIDA de cada um seria predeterminada. Mas a Bí...

COMO DIRIGIR UM CULTO

PRINCIPIOS QUE ORIENTAM A DIREÇÃO DE UM CULTO QUE AGRADA AO SENHOR
Nessa aula, iremos conversar sobre a melhor maneira de dirigirmos um culto. Quando queremos fazer algo bem feito sempre desejamos um referencial, um modelo. Nesse sentido, uma curiosidade que vêem à nossa mente é saber como era o culto na igreja primitiva? A resposta à essa questão pode ser vista esparsamente em alguns textos bíblicos e também na história relatada pela tradição dos "pais da igreja" (os obreiros que sucederam os apóstolos). Os cristãos primitivos não concebiam a igreja como um lugar de culto como se faz hoje. A igreja significava para eles um corpo de pessoas numa relação pessoal com Cristo. Para tanto, os cristãos se reuniam em Casas (At 12. 12); no templo (At 5.12); em salas de aula (AT 19.9); nas sinagogas até quando foram permitidos (At 14.1-3). O lugar não era tão importante, mas sim, o que lhes importava é que o culto era o encontro para celebrarem a comunhão de uns para com os outros e para adorar a Deus.

No primeiro século, segundo escritos dos "pais da igreja", dois cultos eram realizados no primeiro dia da semana domingo. Esse dia foi adotado como dia de culto por ter sido o dia em que Cristo ressuscitou dentre os mortos (At 20.7; 1 Co 16.2; Ap 1.10). O culto da manhã, na igreja primitiva, certamente, incluía a leitura das Sagradas Escrituras (Cl 3.16); exortação pelo presbítero principal; orações e cânticos (Ef 5.19). A Festa do Amor chamada "Ágape" (1 Co11.20-22) precedia a ceia no culto da noite. Por volta do ano 100 da era cristã, a Festa do Amor tinha praticamente desaparecido, sendo a ceia celebrada no culto da manhã. Plínio escreveu aos cristãos uma carta endereçada originalmente a Trajano, na qual, dizia que os cristãos se encontravam ao romper do dia. (Apostila de História da Igreja – Setad, São Paulo, 1997, p. 7)

Nesse estudo estaremos aplicando o tema para os nossos dias. É preciso ter em mente alguns princípios para podermos dirigir um culto de modo a agradar ao Senhor.

I. SABER O QUE É UM CULTO.

A palavra "culto" significa ato ou efeito de cultuar. Cultuar é prestar reverência a uma divindade. No nosso caso, prestamos adoração ao único e verdadeiro Deus. Logo, a idéia de ir ao culto somente para receber uma bênção de Deus é muito incompleta. Na verdade, quando cultuamos a Deus devemos prioritariamente elevar ao Senhor nossa gratidão, nosso louvor e nossa adoração. Certamente, as demais coisas receberemos por acréscimo (Mt 6. 33). Quem dirige um culto deve estar atento à essa verdade e levar o povo de Deus essencialmente a adorar ao Pai celeste. É lamentável quando alguns líderes mostram meramente um Deus que tem quase a obrigação de suprir todos os desejos do povo (alguns até egoístas). Deus não supre nossos desejos, Ele supre as nossas necessidades (Sl 23.1; Fp 4.19). É triste ver alguém que dirija um culto, que apresente um Deus que não é soberano e, portanto, não é devidamente adorado.

II. LEVAR O POVO DE DEUS A ADORAR AO SENHOR EM ESPÍRITO E EM VERDADE.

No Santo Evangelho de Jesus segundo escreveu João capítulo 4, Jesus condenou o culto hipócrita dos judeus e o culto ignorante dos samaritanos. Ele declarou que o pai procura, ou seja, Ele está muito interessado em adoradores que O adorem em espírito e em verdade (v. 24). Mas, o que significa um culto em espírito e em verdade: Essa expressão tem quatro signficados:

1. Um culto eminentemente espiritual
Jesus quis dizer a mulher samaritana que vinha chegando a hora quando o povo de Deus não se preocuparia mais com o lugar da adoração (se no templo de Jerusalém ou se no monte Gerizim). O senhor quis ensinar que não é onde adoramos a Deus que tem valor; mas como O adoramos: Nossa adoração deve ser espiritual e verdadeira. Para tanto, devemos contar com a ajuda do Espírito Santo para adorar a Deus de forma que Lhe agrade. Isso porque Deus é espírito, e nós precisamos da ajuda do Espírito para poder adorar ao Senhor como devemos. É essa qualidade de culto que o Pai quer de nós.

2. Um culto com espontaneidade
Devemos ir ao templo para adorar ao senhor de livre vontade, com voluntariedade. Há um desejo natural de o ser humano em adorar a Deus e o nosso culto deve ser norteado por esse anseio. Não podemos ir ao culto porque temos um cargo; ou porque alguém vai implicar conosco caso não irmos; ou por mera obrigação. Na verdade, deve haver um desejo profundo e voluntário de glorificar a Deus. A conhecida ilustração do barulho do mar na concha é uma bela metáfora da naturalidade com que temos que cultuar ao Senhor.

3. Um culto com Liberdade
Adorar a Deus em espírito e em verdade também significa utilizarmos a condição de dispormos de nós mesmo para poder cultuar ao Senhor. Temos que exercer a faculdade que temos de render ações de graças, de louvar, e de adorar ao nosso Pai celestial. Temos que nos aproximar de Deus, com franqueza, tendo o prazer de exercer nosso livre arbítrio para glorificar ao Amado de nossa alma. Tudo aquilo que tira a liberdade do povo do Senhor louvá-Lo livremente deve ser evitado: repressão; excessos de regras sem sentido; formalismo; etc. Todo esse comportamento negativo impede que as pessoas louvem ao senhor "em verdade", ou seja, com sinceridade. É muito perigoso quando alguém começa fingir que está adorando ao Senhor. Mas, é maravilhoso quando estamos em um culto onde os servos de Deus adoram ao Pai celestial com liberdade. Onde há o Espírito Santo aí há liberdade. A regeneração de almas somente acontece em um ambiente onde há liberdade. Só há batismo com o Espírito Santo em um lugar onde existe liberdade para se glorificar a Jesus. Só acontece a distribuição dos dons espirituais quando as pessoas estão livres para receberem o derramar do Espírito Santo.

III. ORGANIZAR A DIREÇÃO DO CULTO

Dois extremos devem ser evitados quando vamos dirigir um culto: a improvisação displicente e preguiçosa; e a organização exagerada e formalista. Assim, podemos apresentar algumas sugestões para o planejamento do culto.

1. Prepare-se para dirigir o culto
Prepare-se previamente para o culto que você irá dirigir: ore e, se possível, jejue. Peça a direção do Senhor quanto a quem irá participar do culto; quanto a que hinos serão cantados; a quem você convidará para pregar; ore também para que não haja impedimentos para o fluir do Espírito Santo; ore para que Deus salve, cure, liberte, batize com o Espírito Santo, cure os enfermos e liberte vidas. Se quisermos as muitas bênçãos do senhor temos que orar como Jesus orava.

2. Comunique-se previamente
Não espere que as pessoas cumpram suas obrigações. Cumpra sua liderança. Telefone ou converse pessoalmente com as pessoas que estarão envolvidas no culto que você irá dirigir: o seu dirigente; técnico de som; quem irá dirigir os cânticos congregacionais; os demais louvores; ligue para o pregador dizendo que você está orando por ele, além de animá-lo, irá aumentar a responsabilidade dele. Enfim, não deixe as coisas ficar para em cima da hora. A preparação espiritual prévia para o culto faz muita diferença, no momento da adoração.

3. Seja espontâneo(a) no momento do culto
Comece o culto sorrindo. Viva sinceramente o prazer que é gozar a vida abundante que Cristo veio nos trazer. Mesmo que você esteja, em lutas, Jesus merece ser louvado. Mostre ao povo de Deus o gozo que é poder estar ali cultuando ao Senhor. Todavia, se você não estiver em condições psicológicas para dirigir o culto procure transferir essa honra para outra pessoa. Deus irá lhe entender.

4. Priorize o objetivo de glorificar ao Senhor
Lembre-se que o culto não ocorre prioritariamente só para recebermos bênçãos. A razão de ser do culto é a glorificação do Senhor. Quando damos prioridade para buscarmos ao Senhor em espírito e em verdade, as demais coisas nos são acrescentadas.

5. Valorize a oração no culto
Os cristãos mais fervorosos são os que mais oram; as igrejas que mais crescem são as que se acostumaram orar junto, de joelhos. Essa foi uma das causas da explosão do crescimento das igrejas carismáticas da década de 20 à década de 70. É lamentável o pouco valor que está se dando para a oração no culto, em nossos dias.

6. Escolha bem os hinos congregacionais
Se sua igreja utiliza alguma espécie de cancioneiro. Prefira começar o culto com canções de louvor, de adoração, e de invocação. Os hinários podem ser valorizados; mas, é preciso lembrar que nem todos os seus hinos são de louvor e adoração (há neles hinos de testemunho, hinos evangelísticos, e hinos de consagração). Podemos ponderar que, desde que usados com equilíbrio e graça, os corinhos de adoração elevam a espiritualidade de nossa alma.

7. Equilibre as oportunidades
Distribua as oportunidades de modo que toda a missão da igreja na terra seja contemplada: exaltação do Senhor; ministração que beneficie os próprios membros da igreja; pregação da Palavra de Deus, visando comunicar o evangelho; desafio ao povo de Deus para exercerem diaconia para com o mundo. As oportunidades devem distribuídas proporcionalmente quanto à quantidade e quanto ao tempo dedicado aos louvores congregacionais; aos cânticos solos ou de grupos; aos testemunhos (é uma pena que tantas bênçãos recebidas nas reuniões vespertinas não são testificadas nos cultos da noite!); às intercessões; a uma palavra curta; à pregação da palavra de Deus; ao apelo; à oração de aplicação da mensagem; aos avisos; ao encerramento; à oração final; e à bênção apostólica.

8. Lembre-se que todas as partes e elementos do culto são importantes
É errado dizer que a pregação é a parte mais importante do culto. Isso será verdade se, ao invés de ter tido anteriormente no culto, músicas que não louvaram ao Senhor (principalmente da forma congregacional) e nem edificaram a igreja. É lamentável quando de 4 a 10 pessoas cantam e todos o restante da igreja fica "assistindo". Será que Deus está se agradando disso? Outro problema: temos que admitir que é terrível estar em um culto em que ouvimos duas horas de música mal selecionada e depois pede-se que o(a) pregador(a) fale 10 minutos. É preciso saber que se ouvirmos a mensagem com a mente cansada vamos reter muito pouco o que ouvimos. Também é preciso, segundo bons ensinadores da Palavra de Deus, pelo menos 25 minutos para se pregar uma mensagem com introdução, desenvolvimento, conclusão, apelo e oração.

9. Valorize a pregação
Quanto ao (à) pregador (a) é bom combinarmos com o dirigente pelo menos dez dias antes do culto e convidarmos alguém em tempo hábil para essa pessoa se prepare. Entretanto, é preciso orar para pedir a direção de Deus: não convide ninguém simplesmente pela sua mente; peça a direção de Deus. Paulo Rogério Petrizi citando Juan Carlos Ortiz, que no seu livro "O Discípulo" fala da Igreja como sendo um orfanato cheio de bebês e que nós, os pastores, passamos grande parte de nosso tempo correndo atrás de "bebês" para dar-lhes "leite". A Igreja somente pode cumprir seu papel em meio à sociedade se prezar pela qualidade de vida cristã. Tenho certeza de que crentes verdadeiramente avivamos são capazes de revolucionar uma sociedade, uma nação, um país inteiro. Para que a Igreja possa alcançar sua estatura ideal, nos termos de Efésios 4:12 e 13, o ministério da pregação é fundamental. Verdadeiramente a pregação é prioridade na Igreja Cristã (Artigo: A importância do ministério da pregação para a igreja cristã). O Dr. Lloyd-Jones no livro "Pregação e Pregadores" relaciona o declínio da Igreja ao empobrecimento e desprestígio do púlpito. O grande número de crentes nominativos em nossas Igrejas é conseqüência dos púlpitos insossos, sem unção, vida, nem criatividade. Para que a Igreja cumpra seu papel no mundo é imprescindível que os pregadores desempenhem seu ministério eficientemente e façam com que a pregação seja algo relevante.

10. Depois do final do culto, avalie o culto que você dirigiu
Depois que chegar em casa faça uma retrospectiva: glorifique a Deus em oração posterior, por tudo o que deu certo; analise o que poderia ter sido melhor, para no próximo culto você aprimorar o seu trabalho. Deus irá lhe ajudar!



                                                                                                            FONTE: BLOG DO PASTOR ROBSON DE BRITO

Um comentário:

EDUARDO BISPO disse...

GLORIA A DEUS
ME AJUDOU BASTANTE OBRIGADO

VIVENDO A MINISTRAÇÃO

...........................................................MINISTÉRIO "CUMPRINDO COM O IDE"

CURRICULUM - HISTÓRIA OU LEGADO

SUA HISTÓRIA VAI SER CONTADA.... SEU LEGADO VAI DAR CONTINUIDADE... SEU CURRICULUM LEMBRADO!

É bem facil, falar de alguém, principalmente quando estamos do lado de fora,

É facil contar a história de alguem quando ela ja morreu, principalmente se participamos da vida de quem nos deixa…

O mais dificil é falar em frente ao espelho,…

Hebreus 11. Fala dos Heróis da Fé, e no verso 32, ele diz:
"O QUE MAIS DIREI..."

Falamos do que outros Fizeram, mas Deus quer contar a tua história.

CREIA VOCÊ É O ESPELHO DE ALGUÉM.

PR DDG
LEIA MAIS... >>

CONTATOS